Nossa história

O condomínio “Águas Claras” não nasceu pronto, mas cresceu e valorizou tendo hoje grande procura na região, por suas características o custo benefício e pelo amor, coragem, luta e determinação de alguns proprietários em fazer do “Águas Claras” o melhor lugar para se viver.

No princípio, em uma simples portaria coberta com telhas centenárias, loteamento (cercado) com fiadas de arame farpado, com estacas naturais em todo o seu entorno.
Logo abaixo após a portaria, um belo riacho passava sob uma ponte de madeira, formando um lago mais adiante, do qual era bombeada a água para as duas caixas d´água em locais estratégicos, partindo de lá sua distribuição para ruas.

O sistema de abastecimento era deficitário, a água não chegava em várias ruas por falta de pressão, ora por defeito nas bombas.
Suas ruas eram de terra batida (encascalhadas) e sem canaletas.
Em sua nascente (na Serra) a água era pura e cristalina, abundante, mas percorria por superfície sobre duas fazendas de gado, além de um pequeno povoado, o bastante para torná-la imprópria para o consumo.
Estava ali o nosso primeiro desafio: buscá-la limpa e canalizada em sua nascente “Mãe D água” a 4 km dali.

REALIZAÇÕES:

Criação em 1992 da “APROBAC”. ASSOCIAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS DO BAIRRO ÁGUAS CLARAS, registrado em cartório onde em estatuto próprio eram estabelecidos todos direitos e deveres, normas de condutas, construções, horários, etc.

Por solicitação da Associação e concedido pela prefeitura de Brumadinho, através da lei municipal nº 1295/2002, o Águas Claras foi transformado em bairro fechado, ficando a mesma isenta de qualquer intervenção de obras ou custos internos no condomínio.

10 de Fevereiro de 1999, compra de um terreno no condomínio “Recanto da Serra”, com cláusula especial que nos autorizavam por 24 meses a canalizar água do vertedouro (sobra) daquele condomínio até a nossa canalização definitiva.

A 1ª. fase da captação até o Recanto da Serra foi finalizada em março de 1999 e comemorada com grande alegria, “já tínhamos água pura”.

Outorga da água (2001): Através da portaria nº 629/2001 foi concedido à Associação dos Proprietários do Bairro Águas Claras (APROBAC) o direito de uso da nascente “Mãe D´água” para abastecimento do condomínio.
” Conclusão definitiva em março de 2002, da captação até a nascente já com a outorga do IGAM tínhamos então a nossa água pura totalmente canalizada.

A inadimplência girava em torno de 30%. Vários proprietários de casas e lotes negavam-se em fazer parte da Associação. Bingos e doações espontâneas eram constantes e importantes no suporte de caixa, sempre insuficiente para honrar os compromissos. 
” A primeira reforma da portaria aconteceu paralelamente ao cercamento parcial em tela com postes de concreto.


Em seguida, muita coisa aconteceu:

  • Adequação à legislação trabalhista vigente do horário e escala dos porteiros (12 horas de trabalho para 36 horas de descanso), além da orientação quanto à recepção na portaria de visitantes.

  • Uniformes novos, logomarca da APROBAC.

  • Crachás com nome do funcionário para identificação do mesmo.

  • Vigias noturnos equipados com coletes adequados à função.

  • Contratação de caminhão de coleta de lixo orgânico passando a recolher na porta dos moradores às sextas-feira de 14:00 às 18:00 horas, com orientação a todos os caseiros e proprietários.

  • Estabelecimento de horário de entrada e saída de caminhões para entrega de materiais de 6:30 às 18:00hs.
    ” Compra de uma moto (nova) para serviços de ronda e apoio.

  • Construção de uma ponte de concreto armado, em função do grande trânsito de caminhões de carga com materiais de construção, sobre a ponte de madeira, que dava sinais de abatimento, projeto aprovado pelo CREA PREFEITURA, etc.

  • Melhoria de comunicação entre os Associados e planos de quitação especiais aos inadimplentes (à vista ou parcelados).

  • Encaminhamento à justiça dos primeiros inadimplentes que não responderam às chamadas (planos especiais), melhorando substancialmente nossa condição de realizar benfeitorias.

  • Venda de um terreno da APROBAC para o condomínio Jardins, adquirido quando da implantação da primeira fase da canalização da água daquela empresa. Com a mudança do sistema de captação de água, tal lote não mais interessava.

  • Em Assembléia Geral, foi aprovada pela mesma, a compra de um terreno dentro do condomínio “Águas Claras” em seu ponto mais alto visando a construção de nossa sede administrativa, além da instalação de novas caixas d’água. Aquisição esta, feita com chamada financeira extra aos proprietários.

  • Conclusão do cercamento total em torno do condomínio, com telas especiais “Belgo” sustentadas por postes de concreto nos aproximadamente 3.600 metros restantes.

  • Construção da Sede Administrativa (1ª fase) dentro do condomínio em terreno próprio, composta de: Escritório, almoxarifado, 2 banheiros (masculino e feminino) e um salão coberto para reuniões, Assembléias e eventos de interesse da Associação.

  • Expansão e correção definitiva da rede interna de distribuição de água de nosso condomínio. O estudo e projeto foram realizados por engenheiro hidráulico com larga experiência no setor. Com muito sucesso portanto, foram instaladas mais 8 caixas d’água com o sistema hoje funcionando perfeitamente, além de muito espaço, conforme a necessidade de armazenamento futuro de água. Hoje temos um armazenamento aproximado de 240 mil litros e vazão de 4 litros por segundo na nascente.

  • Contratação da Bureau, nova empresa de administração contábil, para gerir e executar serviços para a APROBAC.

  • Contratação de uma funcionária para trabalhar dentro do próprio condomínio, inclusive nos finais de semana, fazendo serviços burocráticos, organizacionais e sobretudo melhorando o convívio e dando informações de interesse em geral, recebendo taxas de condomínio, abrindo as portas aos proprietários, bem como aos visitantes, além de assessorar em reuniões da diretoria e Assembléias.

  • A Sede administrativa e social hoje encontra-se equipada com todo mobiliário necessário, operando com computador ligado a internet, contactando Associados, realizando pesquisas de interesses, etc. Nossa Sede passou a ser o endereço oficial da APROBAC. Expansão física da Sede anexando à mesma:
    a) Construção de um quarto para guarda de mobiliário;
    b) Aquisição de mesas e cadeiras;
    c) Aquisição de material de decoração, etc.;
    d) Construção de uma cozinha com vão livre coberto e equipada com pia, geladeira, fogão, além de um balcão aparador, integrado ao estilo da sede. Também construído um pequeno almoxarifado específico para suporte operacional.

  • Novo plantio de mudas específicas da região, em todas as ruas do condomínio. Várias árvores nativas foram plantadas e replantadas nos passeios públicos e praças.

  • Construção e urbanização de uma linda praça, visando sobretudo o bem estar, o convívio e o conhecimento entre as pessoas.

  • Tal praça está equipada em seus pontos estratégicos com mesas com tampos especiais para jogos de dama e outros.

  • Um parque infantil, com balanços, escorregadores e outros além de passeios internos, chegam a dois pequenos lagos com pequena queda d´água e peixinhos.

  • Ao centro um anfiteatro em forma de meia lua, com arquibancadas, especial para eventos ao ar livre como luau, serenatas, danças típicas, etc, cercada de muito verde e iluminação maravilhosa à noite, além de banheiros públicos.

  • Ativação da Diretoria social, hoje muito atuante e calendário próprio, promovendo no decorrer do ano vários eventos, contando inclusive com grande presença de moradores de condomínios vizinhos.

  • Construção de rotatória na posição frontal do Condomínio em forma de praça e melhorando o trânsito local.

  • Nova reforma da portaria, aumentada lateralmente em cinco metros de largura e altura livre exclusiva para a entrada de caminhões de carga ou mudança, eliminando de vez o impedimento da entrada de certos veículos e equipamentos. Foram também anexados à mesma, vidros e novas cancelas, além de nova lixeira, em estilo também colonial, para facilitar o recolhimento pela prefeitura.

  • O monitoramento eletrônico foi instalado em nossa portaria dando maior segurança aos proprietários e porteiros.

  • Realização de pavimentação com asfalto em todas as ruas transversais do condomínio integrando-as à Av. São Francisco, eliminando problemas como poeira, lama, degradação das ruas, despesas extras com veículos, além de melhor qualidade de vida, apresentação e valorização do condomínio.

  • Estabilizamos nossas taxas de condomínio em valores bastante razoáveis, compatíveis com os interesses de nossos Associados, sem para isso deixar de atender nossas necessidades com segurança, limpeza e outras.

  • Criação e votação em Assembléia do nosso Regulamento Interno, estabelecendo as normas de conduta em nosso Condomínio.

  • Em 2012, realizamos nova ampliação de nossa sede administrativa e social, com a construção de sala de reuniões totalmente mobiliada. Um novo espaço para discutir os assuntos de nossos interesses foi criado levando o nome de “Sala Roberto Victorino”, um dos nossos eternos colaboradores.

  • Também por nossa iniciativa, foi criada a brigada contra incêndios com a aquisição de equipamentos necessários.

Nosso parque ecológico começou enfim a existir. Com um portal construído e placas indicativas, começamos a realizar um novo sonho. As trilhas entre as árvores começaram a surgir, prometendo muito a oferecer à nossa comunidade.

As manutenções continuam, os melhoramentos não param e fazem parte do nosso cotidiano. As constantes lutas contra a inadimplência não param, como também não param nossas confraternizações e realizações.

Muito mais foi feito e será sempre, tendo como objetivo manter o Condomínio Águas Claras como o melhor lugar de se viver.